Alguns homens procuram desesperados ajuda médica e psicológica para tratar a ejaculação precoce. A ejaculação precoce consiste na incapacidade de o homem retardar a ejaculação (prolongar a atividade sexual), ou seja, o homem ejacula próximo a ou pouco depois de dois minutos de penetração, trazendo insatisfação sexual para o casal.
Ao homem com ejaculação precoce, recomenda-se o uso de remédios da classe de antidepressivos, estes psicotrópicos atuarão retardando a ejaculação. Também o auxílio psicoterapêutico ajudará o homem a conhecer os limites e os prazeres corporais, além de conhecer os valores que, eventualmente, podem interferir no desempenho sexual saudável. Aliando a estes tratamentos, a prática de exercícios direcionados ao conhecimento, controle e reforço da musculatura podem auxiliar no tratamento.
Os exercícios mais conhecidos e utilizados, são aqueles que movimentam a musculatura do assoalho pélvico ou musculatura perineal. Estes músculos são responsáveis pelo controle de urina e fezes.
Uma maneira de exercitar esta área é interromper o jato urinário durante a micção ou contrair o ânus repetidas vezes. Sugere-se, portanto, que a pessoa procure por um fisioterapeuta que irá realizar procedimentos com o auxilio de aparelhos que investigam minuciosamente se o músculo desejado está sendo estimulado corretamente pelo exercício.
Além de exercitar este conjunto de músculos, apresentarei uma técnica sexual que tem trazido bons resultados. Esta técnica se dá em três fases. Na fase 1, é orientado ao homem que explore as regiões erógenas de seu corpo sozinho ou acompanhado. Explorar aquelas regiões que causam prazer; neste momento, é proibido tocar a genitália. Na fase 2, o homem deve explorar a genitália e não penetrar; avaliar qual área provoca mais prazer; explorar por alguns minutos e de várias formas a região sensível ao prazer. Na fase 3, é orientado o procedimento de esqueeze (apertar a cabeça do pênis). Nesta fase, o homem deve se masturbar e quando for ejacular, rapidamente deve apertar a cabeça do pênis para impedir a ejaculação (apertar onde acontece a circuncisão). Repetir este procedimento por algumas vezes, até perceber a melhora do quadro de ejaculação precoce.